Lazzarini Consultoria Ambiental - Competência, Integridade e Credibilidade

Áreas Verdes Urbanas e Rurais

A Lazzarini é uma empresa de consultoria ambiental especializada em serviços ambientais e florestais, que busca oferecer aos seus clientes os procedimentos necessários para implantação, manejo e intervenção em áreas verdes urbanas e rurais.

Neste sentido os serviços oferecidos pela Lazzarini Consultoria Ambiental são:

Áreas de Preservação Permanente (APPs) – Identificação e Mapeamento

As Áreas de Preservação Permanentes (APPs) são protegidas nos termos dos artigos 4º, 5º e 6.º da Lei Federal nº 12.651/12, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas, podendo estar inseridas em zona rural e urbana.

A Lazzarini atua na avaliação de intervenções já realizadas de modo a comprovar ou não o atendimento à legislação ambiental vigente, propondo medidas de compensação quando necessário; assim como na identificação destas áreas protegidas visando subsidiar o planejamento para ocupação de qualquer imóvel.

Laudo de Caracterização de Vegetação

Estudo técnico que consiste na identificação do tipo e estágio de desenvolvimento da vegetação que recobre uma determinada propriedade, conforme legislação ambiental vigente. A partir da caracterização da vegetação poderão ser apresentadas propostas de intervenção e compensação.

Este documento é exigido pelos órgãos ambientais competentes, principalmente, para subsidiar pedidos de supressão de vegetação.

Inventário Florestal

Levantamento técnico que contempla o cadastramento de árvores isoladas com identificação botânica (nome popular e nome científico), Diâmetro à Altura do Peito (DAP), volume lenhoso, estado fitossanitário, plaqueamento, e identificação dos exemplares constantes em listas oficiais das espécies ameaçadas de extinção.

Este documento é exigido pelos órgãos ambientais competentes, principalmente, para subsidiar pedidos de supressão de vegetação.

Projeto de Compensação Ambiental

Trata-se de um documento técnico que visa propor medidas de compensação ambiental pela intervenção advinda da implantação de um empreendimento, permitindo assim sua conformidade perante à legislação ambiental vigente.

Solicitação de Autorização para Supressão de Vegetação Nativa / Intervenção em Áreas de Preservação Permanente

Consiste na instrução de processo administrativo junto ao órgão ambiental competente, por meio da apresentação de estudos necessários objetivando a emissão da autorização pretendida.

Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) - Elaboração e Execução

Consiste no levantamento de informações que permitam a avaliação da degradação ou alteração e a consequente definição das medidas adequadas para recuperação de uma determinada área.

Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APM) - Diagnóstico e Regularização

No Estado de São Paulo, a Lei nº 9.866, de 28 de novembro de 1997 define Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) como uma ou mais sub-bacias hidrográficas dos mananciais de interesse regional para abastecimento público.

As APRMs instituídas no Estado de São Paulo são: APRM Guarapiranga; APRM Billings; APRM Alto Juquery; APRM Alto Tietê Cabeceiras; e APRM Alto Cotia.

Destaca-se que atividades ou obras localizadas em APRM, e não licenciáveis (residências unifamiliares; estabelecimentos comerciais, de serviços e institucionais; escolas; e clubes), estão sujeitas ao licenciamento junto a CETESB através da obtenção do Alvará de Licença Metropolitana.

Plantio Compensatório e Recomposição de Áreas Verdes

Tendo como base os resultados obtidos no inventário arbóreo e/ou na caracterização da vegetação, onde são propostas as medidas de Compensação Ambiental, em atendimento aos critérios estabelecidos pela legislação vigente, visando manter a conformidade ambiental da propriedade, considerando o papel ecológico a ela atribuído.

Reserva Legal - Diagnóstico, Compensação e Recuperação

É a área de cada propriedade particular onde não é permitido o desmatamento, mas que pode ser explorada de maneira a garantir a perenidade dos recursos e dos processos ecológicos, de forma a manter a biodiversidade e a integridade dos ecossistemas.

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal (RL), das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Programa de Regularização Ambiental de Áreas Rurais (PRA)

Medida criada pelo governo para promover ações que objetivam a proteção de Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal (RL) e de Uso Restrito (UR). Essas ações se dão por meio da recuperação, regeneração ou recomposição dessas áreas que, por lei, não podem sofrer alterações em sua estrutura natural.

Solicite o Orçamento

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo telefone (11) 3044-3055.

*Campos de preenchimento obrigatório.