Inventário Florestal – a chave para o manejo inteligente dos recursos florestais
O inventário florestal é um procedimento que utiliza técnicas de medição para obter informações detalhadas sobre as características quantitativas e qualitativas de uma área com recursos florestais.
É um documento emitido com base em informações técnicas das espécies vegetais de uma área. Essa coleta de informações é feita por meio de medições em campo de diâmetro e altura das árvores, bem como da identificação das espécies.
Assim, o inventário florestal é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais. Este trabalho pode visar a classificação do estágio sucessional da Mata Atlântica, por exemplo, para definir o percentual da floresta que a lei permite suprimir para a implantação de um determinado empreendimento. Como também em áreas de reflorestamento, com fins comerciais, com espécies de alto crescimento, como as exóticas pinus e eucalipto, para mensuração do aumento anual da quantidade de madeira.
Dessa forma, o inventário florestal é uma ferramenta importante para a tomada de decisões em relação ao uso dos recursos naturais, possibilitando a identificação de oportunidades para investimentos focados em exploração comercial, porém, garantindo a manutenção dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelas florestas.
Neste artigo vamos esclarecer algumas dúvidas que nossos clientes têm sobre o inventário florestal. Inicialmente, falaremos sobre sua importância.
Por que fazer um inventário florestal?
Para exemplificar como um inventário florestal pode ajudar: imagine um homem que herdou uma coleção de carros antigos. Com pouco conhecimento no assunto, o homem buscou informações para planejar o que fazer com essa coleção e como ganhar dinheiro com ela. Assim, ele encomendou um inventário dos veículos, avaliando o estado de cada um, suas características, a história por trás de cada modelo e sua raridade no mercado.
Com base nesses dados, é possível definir estratégias de manutenção, restauração, venda ou locação dos carros, buscando maximizar o retorno financeiro. Além disso, o inventário pode ajudar a identificar oportunidades de investimento em novos modelos ou na compra de peças raras e valiosas para os veículos da coleção.
Percebe como o inventário ajuda esse herdeiro a maximizar os lucros com o manejo do patrimônio? O mesmo acontece com o inventário florestal.
Da mesma forma que acontece com o inventário de carros antigos, o inventário florestal é uma ferramenta indispensável para a gestão dos ativos e para o planejamento do futuro dos negócios relacionados a eles. Saber o que se tem e como aproveitar esses recursos de maneira inteligente é fundamental para garantir o sucesso e a rentabilidade dos empreendimentos.
Quem pode precisar de um inventário florestal?
O Inventário Florestal constitui uma ferramenta para estimar os recursos naturais existentes, apontar os recursos materiais necessários, bem como as técnicas corretas para exploração destes recursos naturais. Esse estudo evita perda de tempo, dinheiro, identificando as áreas mais indicadas para exploração ou conservação.
Pode ser utilizado por empresas madeireiras, na produção de mudas, produção de celulose, produção de cosméticos, etc. Também, pode ser necessário para o planejamento da utilização de uma área para fins recreativos, estudos de silvicultura, manutenção da vida silvestre, áreas de reflorestamento comercial, entre outros.
Outra utilização é para a quantificação do estoque de carbono, etapa indispensável para quem deseja atuar no chamado “Mercado de Créditos de Carbono”, que permite a compensação da emissão de gases do efeito estufa (GEE) por meio da aquisição de um “crédito de carbono” gerado por projetos de captura de carbono, como, por exemplo, projetos de reflorestamento.
São diversos os tipos de Inventário Florestal, devendo este ser definido de acordo com a finalidade pretendida para a área. O tipo mais comum de inventário é o chamado “convencional” que estima o volume de madeira existente na área. Entretanto, diversas outras informações podem ser obtidas durante a realização de um inventário florestal, por exemplo:
– Espécies presentes na área;
– Condição fitossanitária dos indivíduos;
– Estimativa de crescimento da floresta;
– Estimativa da quantidade e qualidade dos diferentes produtos florestais;
Quem pode fazer um inventário florestal?
O inventário florestal não é somente para análise e apreciação das empresas. Ele é um relatório que será entregue aos órgãos ambientais. Por isso, o documento precisa de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Desta forma, não é qualquer profissional que pode assinar o IF.
Inicialmente, somente um engenheiro florestal teria autorização para assinar o documento. Entretanto, alguns órgãos ambientais também aceitam como responsáveis técnicos engenheiros agrônomos e biólogos, desde que comprovem especialização no assunto.
Este profissional precisa ter uma equipe por trás de seu trabalho, pois há uma série de passos a tomar:
> identificação dos objetivos do projeto;
> definição do tipo de inventário;
> análise prévia da área;
> determinação da metodologia (censo ou amostragem);
> coleta de dados;
> tabulação e análise dos resultados;
> escrita do projeto de inventário.
Realmente é trabalhoso; por isso, é necessária uma equipe técnica para cobrir as diversas etapas do trabalho.
Note que, na escrita do inventário serão apresentados em detalhes o significado dos dados e a maneira como devem ser empregados para atingir o objetivo estabelecido no início do projeto. Então, uma equipe multidisciplinar com engenheiros ambientais, florestais, agrônomos e biólogos é um diferencial, pois garante exatidão em todo o processo.
A Lazzarini Consultoria Ambiental pode fornecer um serviço de primeira qualidade para seu inventário florestal. Além de uma equipe de profissionais de diversas áreas, temos mais de 30 anos de experiência no mercado de consultoria ambiental. Isso nos dá um know-how riquíssimo de informações para poder auxiliar nossos clientes em decisões estratégicas quando o assunto é recursos florestais.
Mas, qual o valor de um inventário florestal?
Como vimos acima, há uma série de fatores que influem no custo de elaboração de um inventário florestal. Inicialmente, é necessário avaliar qual o tamanho da área e quais os objetivos do projeto. A partir daí, há outros fatores, como a metodologia e a localização da área.
A boa notícia é que, com poucas informações, conseguimos passar um orçamento rapidamente para você.
Clique no banner abaixo e solicite uma proposta para nossa equipe comercial.