Construtoras, considere o risco de passivo ambiental na hora de analisar a viabilidade de um imóvel
Se você trabalha em uma construtora, talvez já tenha ouvido falar de passivo ambiental. Mas será que sabe até que ponto eles podem interferir na lucratividade de seu empreendimento?
Neste texto, vamos falar sobre os pontos que sua empresa precisa avaliar ao planejar um empreendimento em uma área com possível contaminação ambiental. Além disso, vamos esclarecer como a Avaliação Preliminar pode ajudar sua empresa a maximizar os lucros com os futuros projetos.
O que é passivo ambiental?
Passivo ambiental é a responsabilidade que uma empresa tem em relação aos danos causados ao meio ambiente. Estes danos, que precisarão ser recuperados, vão gerar custos para o proprietário da área.
Alguns exemplos de passivos ambientais são:
-> contaminação do ar, do solo ou da água;
-> armazenamento inadequado de resíduos sólidos;
-> desmatamento/ corte de vegetação sem autorização de órgão ambiental.
Como um passivo ambiental pode afetar os lucros de uma construtora?
Quando uma construtora compra um terreno, ela assume a responsabilidade pelo imóvel. Por isso, se a área tiver focos de contaminação, mesmo que antigos, cabe ao atual proprietário a reparação pelo dano. Obviamente, essa reparação vai gerar custos.
Vamos colocar uma situação hipotética para exemplificar como isso pode interferir nos lucros da construtora:
A Construtora ABC comprou um terreno por um ótimo valor. O bairro é bem valorizado e os documentos foram analisados pela equipe jurídica da construtora. No local, havia um prédio abandonado há anos, onde funcionava um estacionamento, uma pequena mercearia e residências nos andares superiores. Então, a Construtora ABC iniciou a demolição para construir 2 blocos de apartamentos.
No entanto, quando começou a fazer os alicerces, a construtora descobriu que havia resíduos enterrados a uma certa profundidade. Agora, a empresa precisaria descobrir o que eram aqueles resíduos e se precisaria reparar os danos para se resguardar de problemas com os órgãos ambientais e públicos.
É claro que isso iria gerar um atraso no projeto e teria um alto custo. Por isso, neste ponto, uma pergunta precisava ser respondida: Como isso afetará a margem de lucro que a construtora espera ter no final da construção?
Percebe a importância de considerar o risco de passivo ambiental ao analisar a compra de imóveis?
É sempre ruim comprar uma área com passivo ambiental?
Não, construtoras podem negociar um bom desconto em uma área com problemas ambientais. Alguns bairros com alto poder de valorização podem valer o investimento na solução ambiental.
Por exemplo, alguns bairros de São Paulo são historicamente industriais, como a Lapa, Moóca, Barra Funda, Ipiranga e outras. Em áreas assim há uma probabilidade maior de encontrar passivos ambientais, no entanto, estas áreas são consideradas economicamente interessantes para o mercado imobiliário.
Então, o que pode ser feito para garantir um investimento mais seguro em imóveis com risco de conter passivo ambiental? Tenha informações seguras sobre o local, sobre o passivo ambiental e qual a extensão do dano a ser remediado.
Como a Análise Preliminar pode ajudar sua construtora a maximizar os lucros?
Lembre-se que a redução de custos maximiza o lucro. Assim, o bom planejamento dos gastos é essencial para garantir a segurança do seu investimento, do início ao fim das obras.
Uma boa empresa de consultoria ambiental pode buscar informações seguras para que as construtoras determinem se uma área é economicamente viável ou não. Essas informações serão agrupadas em um relatório de Avaliação Preliminar (Fase I).
A Avaliação Preliminar da Lazzarini:
-> busca o histórico completo da área;
-> faz entrevistas com pessoas que conheciam o local para determinar se há risco de passivo ambiental;
-> analisa documentos do imóvel;
-> verifica processos e documentos nos órgãos ambientais e públicos;
-> analisa a localização da área, o zoneamento municipal, ocupação do solo;
-> busca por áreas e bens no entorno na região que precisam ser protegidos;
-> estuda os processos produtivos e as plantas de antigas instalações industriais;
-> faz visitas ao local e quando cabível, analisa amostras do solo e da água;
O relatório de Avaliação Preliminar vai indicar se há indícios de passivo ambiental. Se houver, o relatório vai recomendar os próximos passos para o gerenciamento da área contaminada.
Com base no relatório de Avaliação Preliminar, a construtora poderá entender se há pontos de atenção no imóvel e assim, decidir se vale a pena investir no imóvel.
Pense bem, você pode saber com facilidade o quanto custará uma Análise Preliminar em um imóvel. Ao seguir as etapas de investigação, poderá estimar os custos mínimos e máximos para a reparação da área. Com isso, mesmo que identifique um passivo ambiental em uma área de interesse, poderá decidir assumir um risco calculado. Isso pode gerar ótimos lucros para sua construtora, ao assumir investimentos em áreas cobiçadas pelo mercado imobiliário.
Quer saber quanto custa para fazer uma Análise Preliminar de uma área de seu interesse? Entre em contato com a equipe da Lazzarini e converse com nossos especialistas.